sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

GORDURAS...são boas ou ruins??

Quando o assunto é gordura sempre bate aquela dúvida!!! Afinal a GORDURA é boa ou ruim?? Na verdade existe os dois tipos, gorduras que são essências para o nosso organismo (benéficas) podemos citar como umas de suas principais funções a produção de hormônios, proteção contra choques mecânicos e até manter a temperatura do nosso corpo, mas existem também aquelas que são (maléficas), que prejudicam a nossa saúde além de favorecer o surgimento de várias doenças, um exemplo comum é: o aumento dos níveis de COLESTEROL ruim.


GORDURAS BOAS: São aquelas conhecidas como GORDURAS INSATURADAS (podem ser monoinsaturada e poliinsaturada): Gorduras de origem VEGETAL, são classificadas como boas para a nossa saúde. Boas porque colaboram com o aumento do nosso colesterol bom (HDL) consequentemente diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL), além de ajudam a absorver a vitaminas A, D, E e K (vitaminas solúveis em gordura), sem contar nos outros benefícios já citados. Mas não é porque são boas para a saúde, que podemos sair comendo "gorduas boas" sem MODERAÇÃO. As gorduras são essenciais para o nosso organismo e algumas delas, as chamadas ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, como o próprio nome já diz  essências para o nosso organismo, porém não produzidos, portanto precisamos adquiri-las através da alimentação.

TIPOS de ácidos graxos: 

Ácido oleico (ômega 9) essencial na construção das membranas, estando presente nas epidermes (camada mais externa da pele), tendo como função proteção e barreira contra uma desidratação. O ômega 9 também tem grande importância na formação dos hormônios.
Fonte: Óleo de oliva, canola, azeitona, abacate, amêndoas, amendoim, castanha e nozes.

Ácido linoleico (ômega 6), atua como antiinflamatório, ajuda na defesa do organismo, melhora o sistema imunológico e reduz o colesterol no sangue.
Fonte: Óleo de soja, milho, girassol, linhaça e castanhas.


 Ácido Linolênico (ômega 3), o mais importante dos ômegas. Ajuda no desenvolvimento do sistema nervosos central e sistema visual, atua na formação e regenegação de neurônios, diminui o risco de doenças cardiovasculares, colesterol ruim e açúcar no sangue, além de também ser antiinflamatório.
Fonte: Plantas e animais marinhos, principalmente os fotoplanctos, algas e peixes de água profunda (atum, sardinha, cavala, salmão, truta) oleo vegetal de linhaça e canola.


GORDURAS RUINS: São aquelas conhecidas como GORDURAS SATURADAS: Gorduras de origem ANIMAL e que em temperatura ambiente ficam sólidos, classificadas como ruins para a nossa saúde. São responsáveis por elevar o colesterol LDL que podem levar aos problemas cardíacos. 
Fontes: Carnes vermelhas e brancas, leites e derivados integrais, bacon, margarinas, óleo de algodão e azeite de dendê.
E no grupo das gorduras ruins, existe também a um tipo que gordura que chamamos de GORDURA TRANS:   Originada através de um processo químico, no qual o óleo vegetal líquido é transformado em ácido graxo trans, uma gordura sólida). Além de aumentar a taxa do colesterol ruim (LDL), diminui as taxas do colesterol bom (HDL). 

Se são tão ruins para a saúde porque as INDÚSTRIAS utilizam esse tipo de gordura nos alimentos??

Simplesmente pelo fato de que para a INDÚSTRIA esse tipo de gordura traz benefícios como: 
  • Aumento da validade do produto.
  • Podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
  • Menor necessidade de refrigeração.

PORÉM O QUE ESTA EM JOGO É A NOSSA ALIMENTAÇÃO!!

Fonte: Presente na maioria dos produtos industrializados: bolachas doces, biscoitos salgados, pães doces, sorvetes, gorduras hidrogenadas, chocolates hidrogenados, sanduíches,  dentre outros.

Portanto é possível concluir que a GORDURA tem benéficos que favorecem a SAÚDE mesmo sendo um alimento CALÓRICO, do que adianta comer produtos de baixa caloria e sem qualidade e esquecer da saúde do nosso organismo?? Temos que considerar os pontos POSITIVOS das GORDURAS (BOAS) que nos proporcionam bens maiores, desde que seja utilizada de forma adequada.



Referências:








Nenhum comentário:

Postar um comentário